O nosso lema assenta no atendimento personalizado, procurando
sempre, servir melhor os nossos clientes e consumidores.
Só assim, se justifica o nosso sucesso.
No âmbito da denominada indústria transformadora do bacalhau, a empresa Manuel Marques, Lda. é uma empresa de cariz familiar, com fortes tradições no sector da salga, processamento e secagem de bacalhau.
Embora constituída em 1977, a empresa Manuel Marques, Lda. deriva de uma sua congénere moçambicana; efectivamente, desde 1959, na ex-província portuguesa de Moçambique o seu fundador Manuel Marques exerceu a sua actividade de empresário, também no ramo dos produtos alimentares, vendas por grosso e retalho.
Em resultado do processo de descolonização ocorrido após a revolução do 25 de Abril, o projecto de uma vida teve que ser reiniciado em Aveiro, na freguesia de Cacia, implementando todos os princípios básicos que nortearam a sua atividade em Moçambique - trabalho, honestidade e plena satisfação dos clientes - foram transpostos para este novo projecto.
Hoje, com orgulho, podemos afirmar que o projecto teve sucesso; na verdade, face aos elevados padrões de qualidade dos nosso produtos, possuímos um mercado consistente e um adequado reconhecimento dos nossos produtos.
A estratégia do negócio tem sempre subjacente a máxima preocupação com a integral satisfação dos clientes; resulta, assim, que a maioria dos nossos clientes estão fidelizados porque sabem da aposta da empresa na qualidade dos produtos que comercializa.
A empresa Manuel Marques, Lda. comercializa bacalhau seleccionado na origem, essencialmente proveniente da Islândia e Noruega, o qual é seco em estufa, seguindo as regras de processamento tradicionais da antiga frota bacalhoeira portuguesa.
Assegura-se, desta forma, um produto genuinamente português - o bacalhau - com o verdadeiro sabor da tradição.
As operações de fabrico, tratamento e manuseamento do pescado são efectuadas internamente, dentro dos padrões de higiene e qualidade, acompanhadas permanentemente pelos responsáveis da empresa.
Por fim, o bacalhau é embalado por vários tamanhos, seguindo para comercialização, quer no mercado nacional, quer para exportação.
Obviamente que, neste processo interno, temos que realçar a excelência dos nossos colaboradores, sem a qual os critérios de qualidade a que nos propomos seriam difíceis de alcançar.
Este modelo de negócio tem-se revelado frutuoso, sendo que a empresa Manuel Marques, Lda. tem atingido patamares muito interessantes a nível económico e financeiro.
Ainda recentemente, a empresa foi distinguida com o estatuto de PME Excelência e PME Líder desde 2008, o que demonstra a consolidação do projecto e é sinónimo do reconhecimento por parte das entidades oficiais da boa saúde financeira da empresa.
Para o futuro, temos um desígnio. Com o apoio de todos os nossos parceiros, continuarmos a ser uma referência no sector de negócios em que operamos: a indústria transformadora do bacalhau.
Em complemento à nossa atividade, criamos recentemente na Rua da Paz em Cacia – Aveiro uma nova indústria de transformação designada por Unidade Nº 2, onde processamos bacalhau e todos os sucedâneos, ultracongelados – com secção de demolha, vidragem, embalamento, escalagem bem como secagem, camaras de frio respetivamente armazenamento e comercialização – cujo empreendimento foi de aproximadamente de 7.000.000,00 de Euros, investimento que muito nos orgulhamos, ter criado assim melhor resposta ao mercado e mais capacidade de produção.